O mau funcionamento do sistema vascular pode fazer com que pequenos vasos sanguíneos do rosto fiquem aparentes. O resultado é o efeito de manchas vermelhas ou arroxeadas, conhecidas como “aranhas vasculares”.
A condição que recebe o nome de telangiectasia causa prejuízo estético e acaba afetando a auto-estima. A boa notícia é que elas podem ser tratadas em consultório e sem cirurgia.
Saiba abaixo tudo sobre a telangiectasia, o que provoca vasinhos no rosto e o que fazer para removê-los.
Vasinhos no rosto (telangiectasia): o que são?
A telangiectasia, ou seja, vasinhos, são uma condição vascular benigna e superficial. Isso significa que ela provém dos vasos sanguíneos, não é um problema grave de saúde e ocorre logo abaixo da pele. Fruto de dilatação ou rompimento desses vasos, eles podem aparecer nas pernas, mas também é comum surgirem no rosto.
Em inglês, essa condição é conhecida como “spider veins” (“aranhas vasculares”) devido a sua aparência específica. Esses vasinhos avermelhados ou arroxeados se formam em pequenos “emaranhados”. No rosto, costumam afetar a região em torno do nariz e das bochechas.
Em alguns casos, a condição pode incluir também certa queimação e coceira nos locais afetados. Além disso, causam prejuízo estético e impacto na autoestima.
Por que se formam vasinhos no rosto?
A formação de vasinhos no rosto ocorre quando eles se dilatam ou rompem abaixo da pele. Nem sempre é possível apontar uma causa para esse processo, mas sabe-se que pode haver fatores genéticos, ambientais e outras condições de saúde envolvidas.
Pessoas de pele clara que têm grande exposição ao sol, por exemplo, podem apresentar danos nos vasos sanguíneos superficiais do rosto. Processos como o hábito de espremer cravinhos, especialmente nas laterais do nariz, também podem contribuir com o surgimento de aranhas vasculares.
Além disso, essa condição pode estar ligada a certas doenças como rosácea, dermatomiosite e esclerodermia. Também é comum que mulheres desenvolvam vasinhos no rosto durante a gestação.
Por fim, o uso de certos medicamentos é mais um fator que pode contribuir com o surgimento dessa condição. Isso inclui, por exemplo, o uso prolongado de corticoides, a reposição hormonal e a utilização de contraceptivos hormonais.
Diagnóstico de telangiectasia
O diagnóstico da telangiectasia é visual e baseia-se na identificação dos vasos aparentes no rosto. A condição se confirma quando há, por exemplo, sintomas como coceira ou leve ardência nas aranhas vasculares.
Se houver incômodo físico ou estético diante do surgimento dessa condição, indica-se buscar um médico vascular (também conhecido como “médico das varizes”) para melhor avaliar a situação.
Tratamento para vasinhos no rosto
Muita gente não sabe, mas existem diversas opções de tratamento disponíveis para vasinhos no rosto. Os mais comuns são:
Laser transdérmico para vasinhos no rosto
Esta é a opção de tratamento menos invasiva para tratar vasinhos no rosto. Nele, feixes de laser aplicados sobre a pele atravessam a camada superficial e provocam o colapso dos vasinhos usando calor. Esses vasinhos são então absorvidos e não resta qualquer indício deles na pele.
O resultado do laser transdérmico para vasinhos pode ou não ser imediato. Ele costuma fazer efeito rapidamente em vasinhos menores, mas no caso de aranhas vasculares maiores, é possível que o resultado demore entre um e três meses para aparecer.
Se você tem essa condição, deve procurar um médico vascular que trate vasinhos para definir o melhor protocolo de tratamento para o seu caso.
Mais sobre “aranhas vasculares”
O que provoca vasinhos no rosto?
Uma pessoa pode ter vasinhos no rosto por uma série de fatores. Eles incluem:
- Exposição crônica ao sol;
- Fatores genéticos;
- Presença de doenças autoimunes como rosácea, esclerodermia, dermatomiosite, entre outras;
- Uso de medicamentos hormonais (reposição hormonal ou anticoncepcionais orais);
- Gravidez;
- Hábito de espremer cravinhos no rosto sem os cuidados adequados.
O que fazer para tirar vasinhos do rosto?
O tratamento e remoção de vasinhos no rosto são feitos pelo médico vascular, especialista em vasos sanguíneos. Esse especialista pode sugerir tratamentos como laser transdérmico.
Não é possível eliminar essa condição de forma caseira ou natural.
Qual médico trata vasinhos no rosto?
O médico responsável por tratar essa condição é o vascular, ou seja, o especialista em vasos sanguíneos. Esse também é o especialista conhecido como “médico de varizes”, já que também é ele quem tem expertise para tratar essa condição.
Tirar vasinhos dói?
O tratamento de vasinhos com laser transdérmico pode gerar desconforto ao paciente. Ainda assim, a maior parte deles apresenta boa tolerância ao procedimento. Já a escleroterapia não é indicada no caso de vasinhos no rosto.