Vascular
Doenças, tratamentos e mais
O cirurgião vascular e endovascular é mais conhecido como médico vascular. Sua área de atuação é ampla e trata de condições muito frequentes. Entre as principais, estão:
- Varizes;
- Inchaços frequentes;
- Sintomas como pernas pesadas;
- Aneurismas;
- Lipedema;
- Linfedema;
- Entre outros.
As mulheres costumam ser as mais impactadas pelas doenças do sistema circulatório. Por isso, um médico sensível às suas necessidades e anseios é capaz de transformar a experiência do paciente. Abaixo, você conhece mais sobre essa importante área da medicina, bem como os exames utilizados, condições tratadas e dicas de quando buscar o especialista.
Qual a função do médico vascular?
Afinal, o que o médico vascular avalia?
O corpo humano tem um sistema circulatório responsável, entre outras funções, por transportar oxigênio. Isso contempla todos os vasos sanguíneos do corpo, desde as artérias até as veias e vasos menores como o sistema linfático e os capilares. O médico vascular cuida de todo esse sistema.
O papel de um médico vascular é prevenir, diagnosticar e tratar doenças que afetam os vasos sanguíneos. Como essas estruturas são essenciais para o transporte de nutrientes para as células e a oxigenação do corpo, o bom funcionamento vascular é muito importante.
Sendo assim, o médico vascular identifica o mau funcionamento ou bloqueios em veias e artérias, por exemplo, e indica tratamentos que podem incluir:
- Mudanças de hábitos alimentares;
- Mudanças no estilo de vida;
- Medicamentos;
- Cirurgias.
Doenças vasculares mais comuns
Os cirurgiões vasculares são responsáveis por prevenir, diagnosticar e cuidar de doenças como:
Aneurismas
Devido à perda de elasticidade, artérias podem ganhar áreas dilatadas. Essas áreas são chamadas de aneurismas e oferecem risco de rompimento. Um dos aneurismas mais comuns é o Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA).
O alargamento de um ponto específico da artéria é chamado de aneurisma e pode trazer riscos de sangramento ao paciente. A condição deve ser acompanhada pelo médico vascular.
Aterosclerose
Formação de placas de gordura e mais elementos nas paredes das artérias. Elas podem levar à estenoses e obstruções nas artérias, causando AVCs, infartos, entre outros.
A aterosclerose prejudica a circulação sanguínea e pode trazer consequências graves.
Trombose
Formação de coágulo sanguíneo em uma ou mais veias, bloqueando o fluxo sanguíneo causando inchaço e dor. Um coágulo também pode se desprender do local inicial e migrar pela corrente sanguínea, processo chamado de embolia.
A trombose é caracterizada pelo inchaço da região afetada e precisa ser acompanhada de perto pelo médico vascular.
Varizes
Veias dilatadas que se formam especialmente nos membros inferiores. Causam dores, inchaço, sensação de cansaço na perna entre outros sintomas.
Geralmente com formato tortuoso, essas veias se dilatam por uma série de causas. Em casos mais severos, podem evoluir para úlceras e até mesmo a Trombose Venosa Profunda.
Além da questão estética, as varizes afetam a qualidade de vida, causando dor e sensação de cansaço. Um médico especialista em varizes é capaz de orientar o melhor tratamento.
Lipedema
Doença com tratamento multidisciplinar, o lipedema é caracterizado por acúmulo anormal de gordura em partes do corpo. Geralmente, ele acomete as pernas, mas também pode ocorrer nos braços. Além do aspecto estético, que tende a incomodar as pacientes, é acompanhado por dores e sensação de cansaço.
Esse tipo de gordura não pode ser perdido naturalmente com exercícios e dietas genéricas e exige acompanhamento médico especializado.
Linfedema
Lesão ou obstrução dos vasos linfáticos, impedindo a drenagem de líquido dos tecidos e gerando inchaço no membro afetado.
Doença Arterial Periférica
Acúmulo de placas de gordura nas artérias das pernas ou braços. Dificulta a circulação de oxigênio e nutrientes pelo corpo. É associada ao tabagismo e ao diagnóstico de diabetes. Sua consequência mais grave é a morte (gangrena) dos tecidos afetados.
Quais são os sintomas das doenças vasculares?
Os sintomas de doenças vasculares são variados e dependem do tipo de condição. Os mais comuns são:
- "Veias saltadas", tortuosas e escuras, especialmente nas pernas;
- Dores frequentes nas pernas;
- Pernas cansadas;
- Feridas nas pernas;
- Mudanças na coloração da pele das pernas;
- Pressão alta;
- Formigamento de membros (pés, mãos, pernas, braços, etc);
- Palpitações;
- Inchaço de membros (pés, mãos, pernas, braços, etc);
- Vermelhidão nas pernas acompanhada de aumento de temperatura da pele;
- Pele com aparência azulada nos dedos das mãos e/ou pés.
Exames feitos pelo médico vascular para detectar problemas
Os principais exames realizados por um médico ou cirurgião vascular são:
- Ultrassom vascular com doppler;
- Exames de sangue;
- Angiotomografia;
- Angiorressonância;
- Angiografia (Cateterismos).
Quando procurar o médico vascular?
É importante buscar um médico ou cirurgião vascular ao notar um ou mais sintomas listados abaixo:
- Braços ou pernas inchadas;
- Sensação de peso nas pernas;
- Vermelhidão e quentura acompanhando o inchaço de pernas e pés;
- Aparência azulada na pele dos dedos dos pés ou das mãos;
- Acúmulo incomum de gordura da cintura para baixo;
- Veias muito dilatadas e tortuosas nas pernas.
Além disso, é recomendado que certos pacientes procurem o médico vascular de forma preventiva. Ou seja, independentemente do surgimento de algum sintoma da lista. São eles: pacientes com diabetes, histórico de derrame e/ou trombose, ou com aneurismas e placas de gordura nas artérias diagnosticadas.
Com formação de excelência, o Dr. Douglas Sterzza é especializado no tratamento de lipedema e de varizes. Cirurgião vascular, ele realiza consultas em São Paulo (SP) e oferece um atendimento personalizado, pautado na empatia com o paciente. Além de lipedema e de varizes, ele também atua no diagnóstico e no tratamento de problemas como aneurismas, que podem necessitar de cirurgia vascular.