O pós-operatório da cirurgia de varizes varia de acordo com o procedimento realizado. Como as varizes são veias dilatadas que podem apresentar diversos graus, os tratamentos são definidos de acordo com o quadro apresentado pelo paciente.
Em boa parte dos casos, é possível utilizar tratamentos conservadores para tratar tanto varizes superficiais, quanto profundas. No entanto, em quadros mais arrastados ou mais extensos é preciso recorrer a intervenções cirúrgicas.
Entenda abaixo como se faz a cirurgia de varizes, por quanto tempo o paciente precisa repousar e quais são as recomendações gerais após o procedimento.
Varizes: tratamento
As varizes surgem quando o sistema vascular não está funcionando como deveria. Em geral, as veias e artérias mantêm o fluxo sanguíneo em apenas um sentido. No entanto, quando não há pressão suficiente, o sangue acaba não tendo força para continuar seu caminho e parte desse volume retorna, o que causa a dilatação desse vaso.
As varizes em si raramente causam complicações graves, mas podem gerar incômodo tanto pelos sintomas, como coceira e ardor, quanto pelo prejuízo estético. Quando há risco de complicações ou impacto negativo na autoestima, é possível tratar as varizes.
Em boa parte dos casos, o plano terapêutico para varizes envolve medicamentos, práticas conservadoras e procedimentos minimamente invasivos. Entre eles, é possível destacar a escleroterapia e o laser transdérmico.
Em quadros mais severos, porém, pode ser necessário realizar uma cirurgia para varizes. Ela consiste na remoção dos vasos dilatados por meio de pequenas incisões.
Cirurgia para varizes: tipos
Há diversos tipos de procedimentos capazes de eliminar as varizes. A indicação da melhor terapia para cada caso deve ser feita levando em consideração a história clínica do paciente, suas queixas, exames de imagem e expectativas.
Entenda abaixo os procedimentos:
Cirurgia vascular a laser (laser endovenoso)
O procedimento para varizes com laser endovenoso requer uma pequena punção no local onde a condição se apresenta. A partir dela, o médico especialista em varizes insere uma fibra óptica no vaso sanguíneo a ser tratado.
Dessa forma, é possível guiar o laser por baixo da pele até o local onde está o trecho dilatado e retorcido da veia. Esse laser, então, queima a veia doente utilizando calor.
Esse é um procedimento mais utilizado no tratamento de varizes mais profundas em veias calibrosas, como as safenas. Apesar de ser cirúrgico, ele não requer cortes extensos e a recuperação é relativamente rápida.
Cirurgia de varizes (flebectomia)
Na flebectomia, o cirurgião vascular acessa e retira a veia doente via incisões de 1 a 2 cm. O procedimento é feito sob anestesia local e é capaz de remover completamente os vasos afetados. O procedimento é recomendado para casos em que os pacientes apresentam:
- Dor intensa;
- Compromentimento da mobilidade diante da condição;
- Risco aumentando para complicações vasculares.
Apesar de se tratar de uma técnica mais invasiva, o pós-operatório da flebectomia é tranquilo e o paciente pode retomar as atividades em até uma semana.
Recuperação da cirurgia de varizes
Quem faz cirurgia de varizes, tanto no caso da cirurgia vascular a laser quanto da flebectomia, geralmente tem alta médica no mesmo dia. A seguir, recomenda-se repouso relativo ou total por um período de até cinco dias, a depender das condições do paciente.
Durante a recuperação, é possível que exista a orientação para uso de meias de compressão que podem acelerar o processo. Além disso, a exposição ao sol na recuperação da cirurgia de varizes é contraindicada.
Se você tem varizes e busca um médico vascular que possa te orientar, enre em contato e marque sua consulta!
Mais sobre a cirurgia de varizes
Qual o risco de uma cirurgia de varizes?
Os riscos da cirurgia de varizes são raros, mas são os mesmos de outros procedimentos cirúrgicos simples. Eles incluem, por exemplo, sangramento e infecção. Atualmente, protocolos hospitalares e a escolha de uma equipe capacitada minimizam tais perigos.
Como é feita a cirurgia de varizes?
A cirurgia de varizes pode ser a laser ou via pequenas incisões. No caso da cirurgia vascular a laser, uma punção permite a passagem de um laser guiado por fibra óptica responsável por queimar a veia doente. Já a cirurgia de varizes convencional exige uma incisão pela qual o médico remove a veia doente de forma definitiva.
Ambos os procedimentos são feitos sob anestesia local.
Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de varizes?
Após a cirurgia de varizes, recomenda-se repouso relativo ou total por um período de até cinco dias.
Vasinhos no rosto também precisam de cirurgia?
A telangiectasia, condição conhecida como vasinhos, ocorre de forma semelhante às varizes, mas em vasos sanguíneos bem menores. Isso dá origem a pequenos vasinhos arroxeados ou avermelhados. Eles são mais comuns nas pernas, mas também podem aparecer no rosto.
Esse tipo de vasinho não requer cirurgias e pode ser tratado por meio de procedimentos não invasivos.
Para saber mais, clique aqui.
Qual é o nome do médico que cuida das varizes?
O médico vascular, também conhecido como médico das varizes, é o especialista responsável por esse problema. Um angiologista também pode tratar varizes.