Uma das doenças vasculares mais comuns do mundo, as varizes afetam cerca de 30% da população. Mais comuns em mulheres, elas trazem riscos à saúde e prejuízo estético. A boa notícia é que é possível tratá-las. Conheça os melhores tratamentos para varizes e saiba quando buscar o médico vascular.
O que são e o que causa as varizes?
Varizes são vasos sanguíneos que dilatam e se tornam visíveis. Quanto mais superficial for o vaso sanguíneo afetado, maior é a tendência das varizes ganharem a aparência de “veias saltadas”. Essas veias geralmente são grossas, tortuosas e de coloração azul-clara, esverdeada ou arroxeada.
As varizes em geral acontecem nas pernas e nos pés. Elas podem coçar e até doer, dependendo da extensão do problema.
A condição ocorre devido a um distúrbio circulatório. A principal causa é a fragilidade das paredes dos vasos sanguíneos. Quando elas ficam fracas, o sangue que passa por esses vasos retorna, deixando-os dilatados.
Esse processo pode afetar tanto veias mais profundas quanto vasinhos superficiais. São estes, os vasos mais superficiais, que podemos ver atrás dos joelhos ou no tornozelo.
Qualquer pessoa pode ter varizes, mas as chances aumentam para:
- Mulheres (especialmente gestantes, usuárias de pílula anticoncepcional ou menopausadas);
- Idosos;
- Fumantes;
- Pessoas com histórico familiar da doença;
- Pessoas que ficam em pé por muito tempo;
- Pessoas com obesidade.
Como é a dor de varizes nas pernas?
A dor das varizes pode ocorrer de diversas formas. É possível que ela seja surja das seguintes formas:
- Cãibras musculares;
- Dor generalizada após longos períodos sentado ou em pé;
- Dor localizada ou sensação de calor em torno da veia.
- Pernas pesadas ao final do dia
Tratamento de varizes: opções, indicações e mais
Muitos não sabem, mas as varizes têm tratamento – e eles vão além da cirurgia vascular. Conheça abaixo como eliminar varizes com técnicas variadas.
Tem como acabar com as varizes sem cirurgia?
Sim, é possível eliminar varizes sem cirurgia. Em estágio inicial, é possível amenizar os sintomas com condutas simples como:
- Elevar as pernas sempre que possível;
- Usar meias de compressão;
- Evitar longos períodos em pé ou sentado na mesma posição;
- Fazer drenagens linfáticas periodicamente.
Em alguns casos, porém, esses hábitos podem não bastar – e é aí que entram os tratamentos para varizes. É possível tratar varizes com escleroterapia ou com a aplicação de laser transdérmico. Nos dois casos, o tratamento “mata” as veias afetadas usando técnicas pouco invasivas.
Muitas vezes, as varizes não voltam a aparecer após o tratamento e o acompanhamento com o médico vascular pode ser espaçado. Mas há exceções. Para eliminar as varizes definitivamente, sem que haja possibilidade do problema retornar, é preciso recorrer à cirurgia vascular.
Qual o tratamento mais eficaz para varizes?
O tratamento mais eficaz para varizes varia de paciente para paciente. Isso porque tanto a intensidade do quadro, quanto as queixas do paciente podem mudar.
Quando há muitas varizes em estágio avançado, é possível recorrer ao laser transdérmico ou à escleroterapia. Esses tratamentos são bastante eficazes, mas não eliminam as chances das varizes voltarem. Caso elas sejam persistentes, o tratamento mais eficaz para varizes tende a ser a cirurgia.
Laser transdérmico para varizes
O uso do laser transdérmico para varizes é uma das técnicas mais avançadas de tratamento para o problema. Isso porque, ao contrário de outras técnicas, não envolve incisões e é feita apenas com feixes de laser sobre a pele.
Nesta modalidade de tratamento, o laser é disparado diretamente sobre a pele da área afetada. Ele atravessa a epiderme e é então absorvido pelo pigmento do sangue. Isso provoca uma reação de aquecimento, e o aumento da temperatura do sangue destrói as paredes do vaso sanguíneo. Isso causa o fechamento das varizes.
Esse tratamento é feito em ambiente ambulatorial, ou seja, em consultório. A vantagem é não haver a necessidade de internação ou anestesia. Também vale destacar que não há cortes no procedimento, sangramentos ou cicatrizes. Após realizá-lo, é possível retomar as atividades do dia a dia normalmente.
É preciso frisar, porém, que o tratamento de varizes com laser transdérmico serve apenas para vasinhos ou varizes finas. Varizes de calibre mais grosso e veias mais profundas se beneficiam mais de outras modalidades de tratamento.
Laser transdérmico dói?
A dor durante o tratamento com laser transdérmico para varizes é algo relativo. A maior parte dos pacientes que buscam esse procedimento em clínicas para tratamento de varizes não se queixam de dor. Ainda assim, dependendo do local das varizes e da tolerância do paciente à dor, pode haver desconforto.
Tratamento com laser endovenoso ou cirurgia vascular a laser
O laser transdérmico não é a única opção de laser vascular para pernas. O laser endovenoso é utilizado para tratar varizes em veias mais profundas e calibrosas, como as safenas. Boa parte das varizes ocorrem nessas veias e o laser também é capaz de eliminá-las.
Neste caso, o tratamento exige uma punção pequena. Isso porque uma fibra óptica é introduzida no vaso sanguíneo em questão a partir de uma agulha. Assim, o laser é guiado até o local e queima a veia doente através do calor.
Apesar de exigir uma pequena punção, a cirurgia vascular a laser não envolve cortes ou pontos. Segue sendo uma técnica relativamente simples para o tratamento das varizes. Após o procedimento, o paciente recebe alta no mesmo dia. No entanto, é recomendado repouso relativo por um período entre três e cinco dias.
Como eliminar varizes com espuma?
Outro tratamento para varizes é a escleroterapia com uso de espuma densa ecoguiada. Nesse procedimento minimamente invasivo, uma substância esclerosante na forma de espuma é administrada nas veias afetadas. Por conta de sua textura, a medicação fica mais tempo em contato com a veia, provoca uma inflamação e elimina o vaso sanguíneo.
O procedimento é guiado por um ultrassom com doppler e pode ser feito em vários tipos de varizes. Ele é útil tanto para vasos pequenos quanto para veias de calibre maior e mais profundas.
Após o procedimento, não há necessidade de repouso ou afastamento das atividades. É indicado apenas evitar a exposição da pele ao sol para evitar manchas.
Quando é indicada a cirurgia de varizes?
A cirurgia de varizes, também conhecida como flebectomia, é a única forma de eliminar as varizes definitivamente. Ela é, em geral, recomendada para pacientes que:
- Sentem muita dor em decorrência do problema;
- Apresentam comprometimento da mobilidade devido às varizes;
- Têm risco aumentado para complicações graves.
A flebectomia consiste na remoção da veia doente por meio de incisões. Com o paciente sob anestesia local, o médico cirurgião vascular realiza pequenas incisões e retira a veia doente.
Uma dúvida comum é sobre o preço da cirurgia de varizes nas pernas. O valor pode variar bastante e é importante consultar o médico de confiança sobre esta informação. Acima de tudo, certifique-se de que o profissional está habilitado para realizar o procedimento e possui experiência na área.
Como é a recuperação da cirurgia de varizes?
Apesar de se tratar de uma cirurgia, a flebectomia geralmente tem um pós-operatório tranquilo. O paciente pode voltar para casa no mesmo dia e o período para retomar as atividades é de até cinco dias.
Durante a recuperação da cirurgia de varizes, é possível que o médico indique o uso de meias de compressão. Isso acelera a recuperação e garante um processo mais seguro. Além disso, é recomendado evitar exposição ao sol por ao menos um mês, para evitar o surgimento de manchas.
Quando buscar um tratamento para varizes?
Mesmo quando as varizes não causam risco à saúde, elas costumam causar desconforto (dor, queimação ou coceira) ou prejuízos estéticos. Por isso, diante de um incômodo, busque uma clínica para tratamento de varizes ou um médico cirurgião vascular.
Tem varizes, lipedema ou outras condições vasculares e busca um médico vascular em São Paulo? Entre em contato comigo e marque sua consulta.